top of page
Curiosidades sobre pragas
Rato
Ratazanas (Rattus Norvegicus) disseminam leptospirose pela urina. Em SP, leptospirose mata tanto quanto dengue. O rato-de-telhado (Rattus Rattus) sobe por fios elétricos e escala árvores. Transmite também tifo, salmonela e outras doenças.
Pombo
As fezes ácidas destroem monumentos. Em locais fechados, as fezem desenvolvem fungos muito perigosos. Recomenda-se que não seja alimentado.
Cupim
Praga que mais causa danos materiais. Derruba árvores. Pode destruir quase tudo: móveis, livros, roupas, etc.
Causa curto em instalações elétricas.
Escorpião
Responsável por 45% dos ataques com animais peçonhentos. Escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) é o mais perigoso. A picada pode matar crianças e idosos.
Barata
Blatella germanica (francesinha): pequena, é comum em cozinhas. Periplaneta americana: maior, prefere esgotos e latrinas. Vomita e defeca nos alimentos. Transmite várias doenças, de diarreia à hanseníase.
Aedes Aegypti
Pode carregar 4 doenças: dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Na cidade de SP, só há registro de transmissão de dengue. Bota ovos em água limpa e parada. Considerada a principal praga urbana.
Pulga
Grande parte do ciclo de vida da pulga, desenvolve-se no solo, no chão, em mantas, colchões, sofás, etc. O ciclo pode completar-se em cerca de 15 dias.
Percevejo
Encontrado em camas de hotel. Quantidade aumentou após a vinda de estrangeiros na Copa do Mundo. Picas incomodam, mas nãos causam doenças graves.
Feedbacks:
bottom of page